sábado, 13 de fevereiro de 2010

São Valentim


Amanhã celebra-se o dia de São Valentim, mais conhecido como o dia dos namorados. São várias as explicações sobre a origem de S. Valentim e da sua ligação a este dia. A teoria mais credível (na minha opinião) era a de que Valentim teria sido um sacerdote cristão contemporaneo do imperador Claudius II. Este, que queria constituír um exército romano grande e forte, não o conseguiu. Acreditando que tal tinha sucedido porque os homens não estavam dispostos a abandonar as suas mulheres e famílias, decidiu proibir os casamentos. Perante esta ordem, Valentim ter-se-á revoltado e continuou a celebrar matrimónios em segredo. Após ter sido descoberto, o padre foi preso, torturado e decapitado no dia 14 de Fevereiro.
Enquanto esteve na prisão, Valentim terá recebido muitas mensagens de encorajamento e flores. Até aos dias de hoje, essa tradição manteve-se intacta e todos os anos neste dia celebra-se o sentimento mais nobre e puro que o ser humano tem: o Amor.
Desde já quero pedir desculpa pelas músicas dos últimos dias, isto depois do dia 14 regressa tudo à normalidade.

3 comentários:

gisela disse...

descapitado... que romântico...

Tino de rãs disse...

Para mim o dia de São valentim é como o natal, dia do pai, etc...inventados e mantidos pelos grandes poderes economicos só para o zé povo gastar o que não tem. Por isso tirei uma foto a um ramo de rosas numa florista, com o telémovel, e uma foto a uma caixa de bombons no Lidl e enviei como Mms para a namorada...
Comigo eles nao brincam...Sou mesmo contra esta manipulação feita pelo grande poder económico.
Não sei se teve alguma coisa a ver, mas a namorada deixou-me, trocou-me pelo padeiro...

Faisca disse...

Finalmente tirei um tempo p'ra ver com olhos de ver o teu blog.Gostei,embora ache um pouco melancólico.Espero que seja só uma fase.Temos alguns gostos parecidos,tirando o Saramago,de quem não gosto muito como escritor,mas a quem admiro como intelectual.
Beijo,fica bem