sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

"Caim"

Finalmente vou-vos dar a minha opinião sobre este livro. De uma forma divertida, realista e descontraída, Saramago relatou algumas das mais conhecidas passagens do antigo testamento. O autor inicia com uma satira à explusão do jardim do Éden, de Adão e Eva, seguindo-se o assassinato de Abel motivado por Deus, que rejeita Caim em detrimento do irmão, depois descreve, de uma forma hilariante, o pedido que é feito a Abraão para que execute o seu filho como prova de fé, por fim relata a aposta que Deus fez com o Diabo provando, de uma forma desumana, a fé de Job. Saramago descreve Deus como um ser perverso, cruel, invejoso e sem escrúpulos, que usa os seus fiéis mais devotos como marionetas, manipulando-os a seu belo prazer. No fim da obra, Caim dá uma lição a Deus, mas se quiserem saber mais leiam o livro.
Apesar de saber o poder que a igreja Católica exerce no nosso país, Saramago teve coragem de escrever um livro que nos apresenta a Biblia de uma forma literal. Na minha opinião, todos os portugueses deveriam sentir-se orgulhosos de termos no activo. um escritor com 87 anos e com as capacidades interpretativas e literárias de José Saramago. Não podemos esquecer que ele é um autodidacta que apenas concluíu os estudos secundários. A todos os que o criticam eu digo: - não sejam invejosos!!!! Lá porque o senhor vive nas ilhas Canárias, tem uma mulher muito mais nova e ganhou um Nobel, não há necessidade de o massacrar. Saramago é um dos mestres da nossa literatura e por isso mesmo, aqui lhe tiro o meu chapéu.

3 comentários:

Germanovski disse...

Apesar de nao concordar com algumas ideias do Saramago, mas tenho orgulho em ele ser nosso...ainda pa mais é comuna...:)e é grande maluco...:)
bj

Bento disse...

É como se eu escrevesse um livro a dizer que o pai natal é um grande FDP, todos os anos dá boas prendas aos miudos da mamã.
Lembro-me que quando miudo, no primeiro ciclo era costume fazer uma redação acerca do natal e todos os anos eu mentia.
Agora qual é a piada de eu, sabendo que o Pai Natal não existe, andar a chamar-lhe nomes?
O saramago sabe que deus não existe portanto a unica intenção é insultar os crentes, terá ele sido molestado por algum padre?
Qual será o intento de começar-mos a insultar a Fé de pobres incultos...não percebo onde quer ele chegar, porque não escreve sobre os deuses das florestas das tribos da Amazónia? Também são uns morcões não são?

Bento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.